Procurar Médico

Automedicação

Educação para a Saúde

Quais os perigos da Automedicação?

  • Evite a Automedicação

 

Os antibióticos são usados para curar infecções bacterianas. são ineficazes contra infecções virais.

Se o seu médico lhe receitou antibióticos, necessitas deles especificamente para a sua doença actual. Apesar dos antibióticos algumas bactérias podem sobreviver ou crescer.

Este fenómeno é chamado de resistência: Alguns tratamentos com antibióticos tornam-me ineficazes.

A utilização incorrecta dos antibióticos aumenta a resistência. Podem mesmo ajudar as bactérias a tornarem-se resistentes e assim atrasar a sua cura ou diminuir a eficácia do antibiótico, caso não respeite nomeadamente: as doses apropriadas, os horários adequados, assim como a duração do tratamento.

Para manter a eficácia dos antibióticos deve; usá-lo apenas quando receitado, respeita as orientações da prescrição, evite a reutilização do mesmo sem prescrição, mesmo quando se trata de uma doença com características semelhantes.

Deve evitar a tentação de dar a outra pessoa, porque pode não ser adequado para a doença dele(a). Após a conclusão do tratamento devolva todos os medicamentos não utilizados na sua farmácia ou num depósito sanitário para assegurar que serão eliminados correctamente.

Existe actualmente no nosso pais, fenómenos de bactérias comuns, tanto no médio extra-hospitalares como hospitalares, que desenvolveram resistências a numerosos antibióticos em percentagem variável e que podem resultar em tratamentos difíceis.

NENHUMA MEDIDA DESTINADA AO USO PRUDENTE E RESPONSÁVEL DOS ANTIBIÓTICOS SERÁ PLENAMENTE EFICAZ SEM A TUA COLABORAÇÃO

Download Brochura

Realizado por: Dr. Alcino Melo

Especialista em Nefrologia